quarta-feira, 2 de maio de 2012

O PERIGO DAS DROGAS E O QUE ELA PODE FAZER COM VOCÊ.


Nunca se viu ou ouviu tanta propaganda alertando sobre o perigo do uso das drogas como nos últimos anos. Rádio, televisão, jornal, revista, panfletos, cartazes, palestras nas escolas, debates, cartilhas e até mesmo pela Internet, como mostra este blog o Tribuna Timbó. Todos esses meios são usados para dizer aos adolescentes, jovens e adultos que o uso de drogas traz consequências gravíssimas para suas vidas. 

Esclarecimentos não faltam. Boa vontade também não. Mas então porque adolescentes jovens e adultos continuam sendo vítimas das drogas? Onde estaria a falha? Talvez esteja faltando responder a uma pergunta que julgo ser de suma importância nesse caso: Porque um ser humano é levado a consumir drogas? Vamos tentar responder essa questão. Todo ser humano, em algum momento de sua vida, sente dentro de si um vazio profundo e angustiante. Algo que dói, incomoda, e que, quase sempre, não sabemos explicar. Como disse um grande filósofo: "é a última solidão do ser". Isso acontece porque Deus, ao nos criar, deixou no mais profundo de nosso ser, um vazio, um espaço no qual pudesse habitar. Esse vazio é o vazio de Deus. Quando, no seio da família, uma criança não aprende que esse vazio só pode ser preenchido por Deus, ela vai crescer com esse espaço desocupado. Quando entra na fase da adolescência ela começará sentir a dor desse vazio interior. Nesse momento ela começará procurar algo que possa preencher esse espaço. Se, nessa fase, não encontrar pessoas capacitadas que as ajude e oriente, ela passará a ser alvo fácil das drogas.

Geralmente o adolescente começa fazendo uso de drogas mais leves, tais como o cigarro, bebida alcoólica e, mais tarde, não se sentindo satisfeito, passará fazer uso de drogas mais violentas.

A grande verdade é que nossa sociedade inverteu os verdadeiros valores. Nossas famílias se tornaram usuárias de um tipo de droga que se chama televisão. Não têm mais tempo para o diálogo. O lar está se tornando uma espécie de pensão, onde pais e filhos vivem sob o mesmo teto mais não se encontram mais. Está faltando Deus na vida da família, das pessoas e da sociedade. Precisamos de professores que tenham coragem de ir além das tarefas de ensinar o conteúdo dos livros e se tornem verdadeiros mestres, capazes de passar para seus alunos experiência de vida, falar de Deus sem receio e sem vergonha.

Enquanto não colocarmos Deus nesse vazio interior que possuímos, seremos eternos insatisfeitos. Cada um buscando um tipo de droga que, ilusória e momentaneamente irá preencher esse espaço, mas nunca nos fará felizes.

Tudo que colocarmos nesse vazio interior na tentativa de preenchê-lo, que não for Deus, será algum tipo de droga (João Vitor Mariano).



###############################E você vai querer ficar assim?###########################

Nenhum comentário:

Postar um comentário