sexta-feira, 13 de junho de 2014

FESTA JUNINA: CURTIÇÃO LONGE DOS PERIGOS

A fogueira é uma das tradições das festas juninas e se torna um item quase indispensável no cenário festivo. É usada para esquentar as comidas típicas e aquecer os participantes nos dias mais frios. Fica em destaque, rodeada por lanternas    e bandeirinhas.
A fogueira apresenta riscos para todos, a possibilidade de queimaduras leves e até graves é muita, uma vez que a fogueira está aberta sem nenhuma proteção, e a fumaça pode ser muito prejudicial quando inalada por crianças – e adultos também. Casa haja queimaduras ou inalações excessivas de fumaça o procedimento é simples:
Queimaduras: Não passe nada no local, fuja das tradições como “óleo, pasta de dente, pasta d’água”. O ideal é que o local da queimadura seja lavado com água pura, corrente e fria. Se estiver sentindo muita dor pode ser ministrado um analgésico de costume. Após esses procedimentos, o ideal é consultar um especialista para ver o grau da queimadura e se ela necessita de maiores cuidados.
Inalar fumaça: A inalação de fumaça pode ser muito prejudicial não só para o sistema respiratório como para outras áreas também. Além de tosse e falta de ar, o contato com a fogueira pode ocasionar coceira e lacrimejamento nos olhos, além de ardência e desconforto. Quando isso acontecer, os olhos devem ser lavados com água corrente e limpa ou com soro fisiológico, a fim de aliviar a coceira e irritação. Quando inalada, a melhor saída é sair do ambiente e retirar as roupas que provavelmente estarão cheirando à fumaça, após isso é ideal procurar um Posto de Saúde ou Pronto Socorro para aliviar demais sintomas como tosse, fadiga e falta de ar.
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário