O cinema como veículo de disseminação da cultura negra. Este é um dos objetivos da 2ª Mostra Quilombola de Cinema, evento que desde quarta-feira (9), em União do Palmares, faz parte da programação que celebra novembro como Mês da Consciência Negra.Elson Davi, durante a aberuta. "Um marco no Mês da Consciência Negra"
Durante a abertura, o jornalista e crítico de cinema Ranieri Brandão proferiu palestra com o tema “Cinema e Crítica”. A programação prossegue nesta quinta (10), a partir das 16h, com o longa-metragem “Ganga Zumba”, produzido em 1964 pelo alagoano de renome nacional e internacional, Cacá Diegues.
Ainda nesta quinta-feira, às 19h, a programação terá continuidade, com outro longa, “Cafundó”, estrelado por Paulo Betti e Clóvis Bueno, produção de 2005.
“Estamos na segunda edição da mostra de cinema para fincar o cinema como mais um veículo de disseminação da cultura afrodescendente e do estreitamento do diálogo entre o poder público e a sociedade”, destaca o secretário de Cultura de União dos Palmares, Elson Davi.
Na sexta-feira (11), às 16h, o público será brindado com “Chico Rei”, de Walter Lima Júnior, produção de 1985. A mostra será encerrada com o documentário “Acervo Abdias Nascimento – A história e a cultura afro-brasileiras”, a partir das 19h.
O Mês da Consciência Negra conta com o apoio do Governo de Alagoas, em parceria com a prefeitura municipal de União dos Palmares e o governo federal. Durante todo o mês de novembro, serão promovidas diversas manifestações culturais afros.
Alunos, professores, ativistas culturais e amantes do cinema estiveram presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário