Esqueça aquela história que mulher não entende nada de futebol. Este estereótipo propagado ao longo de gerações morreu. A verdade é bem outra. A história do futebol feminino se confunde com a luta por emancipação feminina. Desde o começo os homens tentaram limitar o jogo como um privilégio masculino, impondo todo tipo de restrição às mulheres, que persistentes, foram ao jogo.
Embora haja controvérsia entre franceses e ingleses, considera-se a primeira partida de futebol, o jogo entre inglesas e escocesas, realizado em Londres no ano de 1898. Em 1921, os clubes ingleses proibiram as mulheres de utilizarem seus campos. Enquanto isso, no mesmo ano, num campo de São Paulo, era realizado o primeiro jogo feminino no Brasil, entre catarinenses e tremembeenses. Marca contestada pelos cariocas, que alegam que no rio, as mulheres já jogavam futebol, mas na praia e à noite.
No pequeno Distrito do Timbó, as mulheres tiveram um respiro: partida de Amistoso entre as Meninas da EJA versos do Ensino Fundamental do turno Matutino da mesma escola a Herculano Albuquerque, fizeram seu 1º Amistoso Feminino que entrou para história do Timbó; como 1º jogo feminino realizado nessa comunidade. Claro que a torcida apelavam mais pela beleza do futebol feminino, que é esulberante. É desse período que o primeiro time feminino do Distrito do Timbó foi formado, em 9 de dezembro de 2011, com o intuito de fazer valer a Inclusão social de mulheres no futebol. A partida foi um sucesso, sendo vencida pelas alunas da EJA no placar de 2 x 1 contra o time do São Sebastião .
##################### Time Feminino da EJA #####################
##### Entrega da medalha de ouro para as jogadoras do time da EJA #####
####### Time feminino do Ensino fundamental do turno matutino #######
Entrega da medalha de prata para as jogadoras do time do Ensino Fundamental
#################### Torcida Organizada ####################
Coordenador Sandreilson, e o Professor e Diretor do Tribuna Timbó, Cícero.
##### Edmilson, Ex-centroavante do time de São Sebastião #####
#################### Juiz do Jogo, Antonio ###############
Nenhum comentário:
Postar um comentário