quinta-feira, 19 de abril de 2012

A ÁGUA E SEUS BENEFÍCIOS PARA O ORGANISMO.


O Tribuna Timbó como portal informativo, traz essa reportagem  revelando muita importância sobre a Água. A água tem tudo a ver com o equilíbrio vital, a saúde e a beleza. Ela é um nutriente extremamente importante para a manutenção do organismo. Glicose e oxigênio são levados ao interior da célula por ela, que também é responsável pelo transporte de alimentos e sais minerais. Por isso, uma pessoa adulta deve beber cerca de dois litros e meio de água por dia, sendo 1 litro e meio dela pura, em chás, sucos, caldos... O restante necessário - aproximadamente um litro - é ingerido através de uma alimentação rica em legumes, verduras e frutas. Os médicos recomendam para quem tem uma alimentação a base de pães, massas e carnes, reforçar a dose diária de líquidos.
Esportistas também devem aumentar a dose, para suprir as perdas que acontecem durante as atividades físicas. A água é o meio no qual acontecem as mais diversas transformações químicas do corpo. Importante para a saúde geral, a água afeta certos órgãos vitais, como os rins, além de ser um elemento importante na composição sanguínea. Juntamente com as proteínas e outros elementos celulares, ela determina o volume do sangue, fundamental para o bom desempenho da função cardiocirculatória. Através do sistema circulatório, as substâncias não aproveitadas são eliminadas pelo organismo. Quando esse volume não é suficiente, ocorrem várias alterações, fazendo com que os rins retenham mais sal e líquidos, na tentativa de preservar a circulação. De outra forma, quando há volume excedente, outros mecanismos ajudam a acelerar o funcionamento renal.
É possível ficar algum tempo - pouco, normalmente - sem beber água. Porém, nesse período, os rins trabalharão com menos intensidade, economizado ao máximo. Não funcionando dentro da programação adequada, podem tornar-se filtros incompetentes, lesando sua atividade vital. O corpo humano sobrevive longos períodos sem alimento, mas não resiste a um jejum líquido prolongado. Outra tarefa que a água assume dentro do nosso organismo é a de resfriar o calor interno, equilibrando essa temperatura através do suor. Além dessa função, a sudorese é um dos canais de eliminação de toxinas e resíduos não aproveitados pelo corpo e uma arma de controle fundamental do nosso organismo.
BEBER ÁGUA ANTES DE REFEIÇÃO AJUDA A PERDER PESO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário