sábado, 17 de março de 2018

CNH no Brasil: Veja 5 mudanças na habilitação

Imagem ilustrativa
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está passando por várias mudanças no Brasil, que vão desde o seu formato até o próprio processo de habilitação e renovação.
Veja o que está previsto para mudar nos próximos meses e anos:
1ª - Curso para a renovação da CNH
A partir de junho, renovar a CNH vai ficar mais complicado com a necessidade de curso de atualização e prova teórica. Com duração de 10 horas/aula, a avaliação deverá ser feita a cada 5 anos. Até então, só era exigido exame médico.
2ª - Motos e 'cinquentinhas' terão aulas nas ruas
Quem for tirar a 1ª habilitação para motos (A) ou ciclomotores (ACC), conhecidas como cinquentinhas, terá que fazer aulas e exames nas ruas a partir de junho. Atualmente, os alunos rodam com esses veículos apenas em circuito fechado.
3ª - Baliza mais difícil
Outra mudança prevista para começar em junho é na prova da baliza, que ficará mais difícil. Os candidatos terão que fazer 2 manobras obrigatórias. Até então, apenas um tipo era aplicado: o modelo ficava a critério do Detran.
4ª - CNH com chip em 2019
carteira de habilitação também será modernizada, virando um cartão com chip. Prevista para ocorrer até 1º de janeiro de 2019, a mudança na parte física da CNH vai torná-la em um "cartão inteligente".
5ª - CNH digital
versão digital da habilitação deve começar a ser emitida em todo o país a partir de 1º de julho. Ela será opcional e a CNH física continuará valendo. Alguns estados já emitem a versão digital.

OUTRAS MUDANÇAS RECENTES PARA MOTORISTAS:
  1. Pedestres e ciclistas poderão ser multados a partir de abril
  2. Inspeção veicular será obrigatória até o final de 2019
  3. Placas do Mercosul começam a valer em 1º de setembro


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário